SAAEC realiza capacitação para identificar fraudes na rede de água

No último dia 05 de março, a Prefeitura, por meio do SAAEC (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina), numa ação conjunta com a empresa SANEA Projetos e Construções Ltda, de Porto Alegre/RS, realizou o Treinamento para Localização de Fraudes em Sistemas de Abastecimento de Água. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em período integral, ministrado pelo engº e palestrante, Luiz Eugênio Carvalho.

Mostrar como identificar e prevenir furtos em Sistemas de Abastecimento de Água foi um dos objetivos. Dessa forma, o tema “perdas de água não físicas”, que são os consumos não autorizados, ou seja, as fraudes, foi abordado com ênfase. A imprecisão e a adulteração de hidrômetros, além dos erros no manuseio de dados, também foram destaques durante o curso.
O treinamento reciclou informações, demonstrando que é fundamental a integração de todos os setores da Autarquia, para um perfeito trabalho de atendimento ao público.
Participaram da capacitação, 11 servidores do SAAEC, como representantes dos setores: Diretoria, Receita, Elétrica, Tratamento de Água, Operacional de Manutenção, Jurídico e Leituristas de hidrômetros. Todos receberam certificado de participação.

Segundo o engº Luiz Eugênio, “no Brasil as perdas totais da água tratada pelas Companhias Abastecedoras chegam a índices altos. A eliminação total desses índices é humanamente impossível, porém temos a obrigação de diminuí-los e mantê-los baixo, em especial os furtos”.
Para o Diretor do SAAEC, Ricardo Casagrande, “com este treinamento estamos melhorando tanto a qualificação dos servidores como o atendimento ao público”,
O furto de água, popularmente conhecido como "gato" é um crime.

 



Sua opinião é muito importante para nós.
Este é o canal entre você e o SAAEC.
35 anos prestando serviços de saneamento com qualidade e eficiência.
Faltou água ou precisa de reparos? Ligue: (17) 3341-4993
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina. ©2017 - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido pela Williarts Internet