Servidores municipais participam de capacitação em Franca


Os servidores municipais do SAAEC – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina, a química responsável pelo tratamento de água, Renata Paro, a Assessora Técnica, Cleidiane Pereira de Aguiar e o funcionário, Adilson Aparecido Santana e o Agente Municipal de Fiscalização Sanitária, Silvio Paro, participara, no último dia 08 de agosto, de oficina de capacitação em fluoretação de água para consumo humano, realizada na cidade de Franca.

A oficina integra o projeto Promoção e Qualidade de Vida – Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde e desenvolvida em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e reuniu profissionais de várias cidades da região que atuam no abastecimento de água e vigilância sanitária.

Esta é a segunda etapa do projeto, que prioriza o aprimoramento dos profissionais que operam os sistemas de abastecimento, oferecendo subsídios técnicos para uma boa fluoretação da água, importante para a saúde bucal da população.

A oficina foi ministrada pelo Engenheiro Químico e Sanitarista, Orlando Antunes Cintra Filha, que responde pela Gerência de Controle Sanitário e Ambiental da Sabesp, regional Franca.

De acordo com a Química responsável pelo tratamento de água em Colina, Renata, num primeiro momento, a Prefeitura Municipal, através do SAAEC, realizou vários investimentos na aquisição de equipamentos – bombas dosadoras, insumos e etc – para uma melhor medição de flúor, no entanto, "é necessário que os profissionais mantenham seus conhecimentos atualizados e de acordo com as normas, para implantar processos adequados de tratamento e operação eficiente dos sistemas de abastecimento", completou.

A adição de flúor na água oferecida à população é obrigatória desde 1974, mas quase a metade dos municípios não cumpre a lei. Em Colina, desde o ano de 2009, 100% da água distribuída à população é fluoretada e passam diariamente por análises de pH, cor e turbidez, 2 medições/dia de flúor, bacteriológicas 2 vezes por semana e de hora em hora são realizadas análises de cloro.


Márcia Eloísa
Assessora de Imprensa
Sua opinião é muito importante para nós.
Este é o canal entre você e o SAAEC.
35 anos prestando serviços de saneamento com qualidade e eficiência.
Faltou água ou precisa de reparos? Ligue: (17) 3341-4993
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina. ©2017 - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido pela Williarts Internet