Dicas de como contribuir para que uma rede funcione normalmente
Para um bom funcionamento, a rede de esgotos só deve conduzir substâncias líquidas. A água suja e outros detritos líquidos seguem pela tubulação da rede e vão para lugares distantes e adequados.

Os materiais sólidos entopem a rede, jogando o esgoto na superfície e trazendo riscos de doenças. Por isso, nunca jogue nada sólido no esgoto!

Os poços de visita são largos, porém destinam-se à manutenção da rede de esgotos. A rede, por sua vez, possui diâmetro menor e não é dimensionada para receber nada além dos esgotos. Portanto, nem a rede e nem os poços de visita podem receber lixo.

Para resolver problemas de entupimentos no esgoto, use o desentupidor de borracha. Evite utilizar produtos químicos; eles são corrosivos e podem danificar a rede de esgotos.

Produtos como querosene, gasolina, thinner, podem explodir na rede de esgotos, representando perigo. Além disso, eles são altamente tóxicos e contaminam os cursos d'água.

Evite excesso de produtos de limpeza e use um bom detergente: para ajudar no funcionamento da rede de esgotos, os detergentes biodegradáveis são ideais.

Mantenha limpa a caixa de Gordura: ela é indispensável em sua casa. É ela que retém óleos, gorduras e restos de comida, protegendo a rede de esgotos. Com o tempo, a gordura cria crostas que entopem a saída para a rede. Faça a limpeza periódica da sua caixa de gordura.

Troca de óleo, só nos postos: um litro de óleo tem capacidade de poluir um milhão de litros de água. Por isso, os postos de gasolina são obrigados por lei a manter caixas que separam o óleo do esgoto. Não faça troca de óleo em casa. Proteja a rede de esgotos.

As baterias contêm mercúrio, um poluente altamente venenoso. Não as jogue em terrenos baldios, rios ou lagos. Muito menos no esgoto.

Água de chuva não é esgoto
As águas de chuva não podem ser canalizadas na mesma tubulação da rede de esgoto, porque estas não foram dimensionadas para captarem, também, águas pluviais.

O ideal é que os sistemas de captação de esgoto e escoamento de águas de chuva sejam distintos.

Os problemas mais comuns, decorrentes da prática incorreta de canalização de águas de chuva no esgoto são:
- entupimentos e rompimentos de redes e ramais coletores de esgoto;
- transbordamento de esgoto nos poços de visita - PV's;
- retorno de esgoto em casas situadas nas partes mais baixas da cidade.

Viu como é fácil usar corretamente a rede de esgotos. Não jogue lixo sólido no esgoto, para isso existem as latas de lixo.

Lembre-se: no esgoto, só líquidos!

A rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de todos nós. Seu bom funcionamento depende, em grande parte, de sabermos usá-la corretamente. Isto é exercício de cidadania consciente!
Sua opinião é muito importante para nós.
Este é o canal entre você e o SAAEC.
35 anos prestando serviços de saneamento com qualidade e eficiência.
Faltou água ou precisa de reparos? Ligue: (17) 3341-4993
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina. ©2017 - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido pela Williarts Internet