Como fazer leitura e acompanhar o consumo do hidômetro

Hidrômetros



O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir o consumo de água. Assim toda vez que você abrir a torneira, o chuveiro ou der descarga, o hidrômetro entra em ação. É ele que indica a quantidade de água que você consome.


Modelos de Mostradores de Hidrômetros


Existem vários modelos de mostradores de hidrômetros. Por norma, todos esses modelos têm indicadores de metros cúbicos na cor preta, e indicadores de litros na cor vermelha (combinações de roletes vermelhos e ponteiros vermelhos ou somente ponteiros vermelhos). Todos os modelos são aprovados pelo INMETRO.


Como fazer a leitura e acompanhar o seu consumo

Exemplo:
Para fazer a leitura do hidrômetro, basta anotar os números pretos, desprezando os números vermelhos. Para acompanhar o seu consumo, faça leituras periodicamente e calcule o quanto você está gastando pela diferença entre duas leituras.


Cálculo do volume de água consumido no período: [36 - 30) = 6m³

Isto quer dizer que você gastou 6m³ (metros cúbicos) em 10 dias, ou 0,600 m³ por dia, que é igual a 600 litros. Fazendo a conta, em 30 dias seu consumo será de provavelmente 18m³. É bom lembrar que o SAAEC a leitura de 30 em 30 dias aproximadamente.

Cuidados e Responsabilidades

A instalação e manutenção do hidrômetro são executadas pela SAAEC ou pessoas por ela credenciadas.

- Ao ser instalado, o hidrômetro está calibrado e em perfeitas condições de uso;
- O medidor é de responsabilidade do cliente;
- O hidrômetro deverá ser bem cuidado e conservado, os lacres têm de ser mantidos intactos;
- Evite que crianças ou outras pessoas mexam no hidrômetro;
- O acesso a ele deve estar sempre livre para facilitar o trabalho do leiturista.

Normalização

A fabricação, a especificação e a instalação dos hidrômetros obedecem às normas técnicas e portaria dos órgãos responsáveis.
No Brasil esses órgãos são ABNT e INMETRO.


  • Fabricantes

  • Cia. de Saneamento

  • Residências


Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT
Normas:
- NBR 8009
- NBR 8194
- NBR NM 212
- NBR 14005

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO
Portaria 246/00

HIDRÔMETRO

- Eliminador de ar instalado em hidrômetro é um produto aprovado pelo Inmetro?


Sobre eliminador de ar adjunto ao hidrômetro, informamos o seguinte:

1. Não existe nenhum tipo de dispositivo eliminador de ar aprovado ou autorizado pelo Inmetro;
2. Não cabe ao Inmetro, especialmente à Diretoria de Metrologia Legal, proceder aprovação ou autorização desses equipamentos, visto que não são instrumentos de medir ou medidas materializadas;
3. O Inmetro, através da Diretoria de Metrologia Legal, tem realizado ensaios, a pedido, com emissão de relatório, avaliando o equipamento sob a ótica da perda de carga, estanqueidade e curva de erros com hidrômetro nas condições normais de uso, visando a atender o item 9.4 da Portaria Inmetro 246/2000;
4. Os relatórios de ensaios emitidos referem-se exclusivamente à unidade examinada, não sendo extensivos a quaisquer outros dispositivos, mesmo que similares, evidenciando, ao final, proibição expressa de utilização do nome ou logomarca do Inmetro;
5. A citação indevida do nome ou marca do Inmetro no equipamento ou em material de divulgação do mesmo vem sendo objeto de notificações emitidas pelo Inmetro, cientificando o responsável das medidas judiciais cabíveis a serem adotadas caso não se observe a imediata suspensão da informação enganosa.

Para obter mais informações, solicitamos contatar o técnico Raimundo Resende ou Renato Lazari, responsável pela análise, através do telefone: (21) 2679-9132/9470 ou e-mail: divol@inmetro.gov.br .
Onde posso solicitar a aferição do hidrômetro de minha residência?
A aferição em hidrômetro pode ser realizada através da representação do Inmetro em seu estado. A lista das representações encontra-se disponível no Inmetro no Estados / Selecione o estado.

- Onde encontro regulamento técnico para hidrômetro?

Os regulamentos técnicos para hidrômetro encontram-se disponíveis no http://www.inmetro.gov.br/rtac/consulta.asp preencher os campos número e ano do documento ou colocar o assunto desejado no campo palavra-chave / clicar em pesquisa / obtendo o resultado da pesquisa, clique duas vezes no título da portaria para acessar o texto na íntegra.
Sua opinião é muito importante para nós.
Este é o canal entre você e o SAAEC.
35 anos prestando serviços de saneamento com qualidade e eficiência.
Faltou água ou precisa de reparos? Ligue: (17) 3341-4993
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina. ©2017 - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido pela Williarts Internet