NOTÍCIAS

SAAEC inicia a substituição de rede de água em ruas da cidade

Serão substituídos aproximadamente 3200 metros de tubulação

O SAAEC – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina inicia nesta semana a substituição da rede de distribuição de água e derivações em várias ruas da cidade.

O trabalho consiste na substituição das redes de cimento amianto e de ferro fundido, que foram implantadas há décadas, por PVC, um material mais resistente e que aumenta a eficiência e desempenho da rede, sendo de fácil manuseio e elevada vida útil. Além da troca, as bitolas da tubulação serão adequadas às necessidades de cada localidade, variando de 200 milímetros a 50 milímetros, sem prejuízo à pressão que a água chega à casa do consumidor.

De acordo com o Diretor do SAAEC, Ricardo Aparecido Casagrande, foi elaborado um Plano de controle de Perdas Operacionais, que constatou a necessidade da troca, diante de grande perda de água potável, altos índices de manutenção devido ao desgaste do material, bem como incrustações, principalmente na rede de ferro fundido.

O plano foi apresentado ao FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, o que tornou possível a celebração de convênio com o munícipio para a realização da substituição.

Serão substituídos cerca de 3.200 metros de rede, que compreendem as Ruas Luiz Gustavo Cubas (Patrimônio), Av. Dr. Moacyr Vizzotto em toda sua extensão, Av. José Venâncio até a Av. Antenor Junqueira Franco. Os serviços serão executados pela empresa Monte Santo Engenharia e Construções Eireli EPP, vencedora de processo licitatório.

Ricardo informou ainda que esta é a apenas a primeira etapa de um amplo projeto que prevê a substituição da rede de água em várias outras partes da cidade. A 2ª etapa está prevista para 2020. “Com a substituição da rede, vamos reduzir as perdas de água, bem como melhorar o fluxo do escoamento para a distribuição de água, gerando benefícios para a coletividade e para o meio ambiente”, garantiu.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina